Estatística

13 de jan. de 2012

YOGA BRAZIL --- DESPERTE YOGA (Estudos da prática de yoga:)

Nos últimos anos, a ciência moderna começou a documentar e verificar os benéficos efeitos psicológicos e fisiológicos do yoga, da meditação e das práticas afins como os cinco ritos.
Um estudo publicado no Journal of Research in Indian Medicine constatou que a prática diária dos asanas (posturas yogues), durante seis meses, levava à diminuição do ritmo cardíaco, à queda de pressão arterial, à perda de peso, a uma taxa inferior de respiração, com o aumento da capacidade pulmonar e da expansão torácica, e ao declínio da incidência de ansiedade. Um estudo subseqüente descobriu que a prática regular do yoga levava à redução do estresse fisiológico, a taxas mais baixas de colesterol, ao equilíbrio do nível de açúcar no sangue, ao aumento das ondas cerebrais alfa (associadas ao relaxamento) e à diminuição geral dos problemas físicos.
Numerosos outros estudos produziram resultados semelhantes. O PhD T. J. Thorpe, da University os Tennessee, descobriu que os praticantes de yoga registravam a redução do sentimento de ansiedade e nervosismo. Muitos pacientes seus experimentaram alívio dos sintomas de insônia, fadiga, cefaléia dores no corpo, curvatura espinhal, tontura, rigidez nas articulações e problemas cutâneos. O yoga ajudou os que estavam às voltas com a obesidade, sendo que alguns notaram uma redução do consumo de álcool e cigarros. Os benefícios incluem o aumento do sentimento de calma, relaxamento e alegria, melhora nas relações interpessoais e o aumento da capacidade de concentração.
Em outra experiência, o Dr. V. H. Dhanaraj, da University of Alberta, no Canadá, comparou um grupo de pessoas que se dedicou à prática do yoga durante seis semanas com o outro que fez exercícios convencionais no mesmo período. Ele constatou que os que praticaram o yoga apresentavam uma melhora bem mais significativa no metabolismo celular, no consumo de oxigênio e na capacidade pulmonar, na eficiência cardíaca, na função tireóidea, na contagem de hemoglobina e glóbulos vermelhos e na estabilidade geral.


Espero que mais estudos possam averiguar e comprovar os benefícios da prática de yoga, porém com o cuidado de distorcer e fazer permanecer a magia e o segredo de algo tão antigo e perfeito!!!

Namastê

Nenhum comentário:

Postar um comentário