Estatística

28 de mai. de 2011

YOGA BRAZIL --- BAOBÁ


O baobá é uma árvore de grande porte, proveniente das estepes africanas e regiões semi-áridas de Madagascar, sendo encontrada também na Austrália. Essa planta colossal pode atingir até 30 metros de altura, e possui a capacidade de armazenar em seu caule até 120.000 litros de água.
É a árvore nacional de Madagascar e símbolo nacional do Senegal.
Neste país, (Senegal) é considerada árvore sagrada, sendo utilizada como fonte de inspiração para lendas, ritos e poesias. Segundo uma velha lenda africana, se alguéem for sepultado dentro de um baobá sua alma viverá enquanto a planta existir.
O baobá tem uma vida longa: alguns tem fama de ter milhares de anos, mas como seu tronco não produz anéis de crescimento, a idade da árvore é impossível de ser comprovada.
Essa planta foi amplamente divulgada no século XX. através da obra O Pequeno Príncipe, do escritor francês Antoine de Saint Exupery. Seu personagem principal se preocupava com o crescimento excessivo do baobá,temendo que suas raízes tomassem todo espaço existente em seu asteróide.
No Brasil existem algumas árvores de baobá, que foram trazidas pelos sacerdotes africanos e foram plantadas em locais específicos para o culto das religiões africanas.
Em Fortaleza existe este exemplar (da foto) no passeio público ( praça dos mártires) uma das praças mais antigas da cidade.
Foi trazida e plantada em 1910, por Tomás Pompeu de Sousa, Senador Pompeu. Tem portanto mais de cem anos.
                                                                     Paz e benção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário